A história do convite de casamento

 

As tradições de casamento são muito significativas e por isso nunca desaparecem. No entanto, elas se reinventam, como é o caso dos conviteso de casamento , que podem ser escolhidos desde a papelaria fina até estilos mais ousados.

Caso queira saber mais acesse : https://blog.ateliedalola.com.br/

Existem modelos e tipos de materiais para atender a todos os gostos. Normalmente, os convites levam apenas o primeiro nome do casal, com o nome da noiva posicionado no canto esquerdo e o do noivo no canto direito, e abaixo deles os nomes de seus pais. Este é o modelo padrão, mas pode ser adaptado de acordo com a preferência dos noivos. Diz-se que o nome da noiva sempre vinha primeiro quando eram seus pais que arcavam com as despesas. Em relação à estrutura do convite, ele pode conter frases, passagens bíblicas, e até mesmo tags.

De acordo com os costumes antigos da Europa, os casamentos eram anunciados por um pregoeiro que saía nas ruas passando as informações em altas vozes, assim qualquer pessoa que ouvisse poderia comparecer ao evento. Imagine anunciar seu casamento dessa maneira hoje em dia? Parece algo incomum, não é mesmo?

Houve momentos na história em que as informações convidativas das cerimônias eram marcadas em chapas de metal, que eram utilizadas para imprimir os convites. Os primeiros convites matrimoniais escritos surgiram inicialmente entre as famílias mais ricas na idade média, que contratavam monges calígrafos para escrever suas mensagens. Nessa época, era comum incluir o brasão da família selado com cera. Em relação à modernidade na hora de convidar pessoas para uma celebração de casamento, podemos mencionar o R.S.V.P. Essa é uma maneira de confirmar a presença dos convidados e garantir um melhor planejamento do evento. Se você é um cerimonialista, sabe muito bem do que estamos falando.

Mas afinal, onde surgiu o convite?

Antes da invenção da imprensa por Gutenberg , em 1.447, os casamentos na Inglaterra eram ‘anunciados’ por meio de um pregoeiro – homem que transmitia notícias e comunicados oficias pelas ruas , em voz alta. Sendo assim, todo cidadão que ouvisse a mensagem poderia fazer parte da celebração. Durante a Idade Média, a prática de enviar convites ganhou destaque entre a nobreza e monges eram contratados para caligrafar os comunicados. Além de letras bem desenhadas e definidas, esses impressos tinham características peculiares como o brasão ou timbre pessoal do remetente e eram fechados com cera, a fim de garantir sua autenticidade. Por volta do ano de 1.600, com o nascimento da imprensa, surgiu a tendência de anunciar festas e eventos em jornais. Pouco tempo depois, a invenção da gravura em chapa de metal, por Ludwig von Siegen, possibilitou a confecção dos impressos também pela classe média. Os convites eram protegidos de manchas por uma folha de papel de seda e o nome do convidado impresso individualmente – tradição que permanece até hoje.

A litografia foi o método de impressão que permitiu a produção em massa de modelos de convites. Devido a pouca credibilidade do sistema postal, os convites eram entregues diretamente aos convidados por meio de entrega realizada em cavalo e em envelopes para protegerem o impresso durante o trajeto. A impressão termográfica ganhou destaque após a Segunda Guerra Mundial, por ser um método barato para imprimir letras em relevo. Atualmente, a impressão tipográfica e a gravação a laser são tendências para a produção de convites, permitindo a criação de modelos ainda mais atraentes e personalizados.

Dicas para escolher o seu convite

Para convidar seus convidados, padrinhos, madrinhas, damas e pajens, você pode enviar convites iguais a todos eles. No entanto, pode ser mais interessante entregar um convite diferenciado para cada um deles.

Convite das Daminhas e Pajens

As daminhas e pajens ficam animadíssimos com um convite diferente para eles, principalmente se houver algum brinquedinho ou doce incluído. Certifique-se de convidá-los com estilo para fazer parte da sua cerimônia de casamento e capriche na escolha do convite, pois temos certeza de que eles irão aceitar contentes!

Convite de Padrinhos

Para os padrinhos e madrinhas, um convite acompanhado de um mimo ou algo que possam usar no dia da cerimônia é uma opção interessante. Para os padrinhos, uma gravata é uma boa escolha, pois todos ficarão iguais no dia da festa, seguindo um padrão estabelecido pela noiva. Quanto às madrinhas, podem ser entregues flores que combinam com a cor do vestido que a madrinha irá usar, vinhos ou doces, como Nutella, por exemplo, que é uma opção que muitas pessoas adoram.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Convite