Angioplastia e Colocação de Stent para o Coração

Ele restaura o fluxo sanguíneo para o cardíaco sem cirurgia de coração. A angioplastia pode ser feita em um cenário de emergência, como um ataque cardíaco. Ou pode ser feito como a cirurgia eletiva se o seu médico pode ter certeza de que você tem doença cardíaca. A angioplastia também é chamada de intervenção coronária percutânea (ICP).

Para angioplastia, longo e fino (cateter) é colocado em um vaso sanguíneo e guiado até a artéria corária conectada. O cateter tem um pequeno balão na ponta. Uma vez que o cateter está no lugar, o balão é inflado na área estreitada cardíaca. Isso pressione a placa o coágu de sangue contra os lados da artéria, abrindo mais espaço para o sangue.

O profissional de saúde usa fluoroscopia durante a cirurgia. A fluoroscopia é um tipo especial de raio-X que é como um “filme” de raios-X. Ajuda o médico a encontrar os bloqueios nas artérias do coração à medida que um corante de contraste se move pelas artérias. Isso é chamado de angiografia coronariana.

O profissional de saúde pode decidir que você precisa de outro tipo de procedimento. Isso pode incluir a remoção da placa (aterectomia) no local do estreitamento da artéria. Na aterectomia, o provedor pode usar um cateter com ponta rotativa. Quando o cateter atinge o ponto estreito na artéria, a placa é quebrada ou cortada para abrir a artéria. O sangue então flui através de outras veias próximas. Quer saber mais sobre varizes, acesse https://angio.com.br.

Stents

Os stents coronários são agora usados ​​em quase todos os procedimentos de angioplastia. Um stent é uma pequena bobina de malha metálica expansível. Ele é colocado na área de abertura da artéria para ajudar a uma artéria se estreite ou evitar que feche novamente.

Uma vez que o stent tenha sido colocado, o tecido começará a revestir o stent como uma camada de pele. O stent será totalmente revestido com tecido dentro de 3 a 12 meses, se o stent tiver um revestimento de medicamento ou não. Você pode medicamentos chamados antiplaquetários para diminuir a “aderência” das placas. As plaquetas são células sanguíneas especiais que se aglomeram para parar o sangramento. O medicamento também pode impedir a formação de coágulos sanguíneos dentro do stent. Sua equipe de saúde instruções específicas sobre quais devem ser tomados e por quanto tempo.

A maioria dos stents é protegida com medicamento para evitar a formação de tecido cicatricial dentro do stent. Esses stents são chamados de stents farmacológicos (DES). Eles liberam medicamento dentro do vaso sanguíneo que retarda o crescimento excessivo de tecido dentro do stent. Isso ajuda a evitar que o vaso sanguíneo se torne novamente. Alguns stents não têm esse revestimento de medicamento e são chamados de stents de metal nu (BMS). Eles podem ter taxas altas de estenose, mas não requerem o uso prolongado de medicamentos antiplaca. Este pode ser o stent preferido em pessoas com alto risco de sangramento.

Como os stents podem ficar bloqueados, é importante conversar com sua equipe de saúde sobre o que você precisa fazer se tiver dor no peito após a colocação de um stent.

Se o tecido cicatricial se formar dentro do stent, pode ser necessário repetir o procedimento. Isso pode ser usando angioplastia com balão ou com um segundo stent. Em casos, a fisioterapia pode ser através de um cateter próximo ao tecido cicatricial para interromper o crescimento do tecido cicatricial e abrir o vaso. Isso é chamado de braquiterapia. Certifique-se de conversar com seu médico sobre as preocupações de que você tenha antes de sua cirurgia.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Por que posso precisar de angioplastia

A angioplastia é feita para restaurar o fluxo sanguíneo da artéria coronária quando a artéria estreitada em um local que pode ser dessa maneira está determinada. Nem toda doença arterial coronariana (DAC) pode ser tratada com angioplastia. Seu médico decidirá a melhor maneira de tratar sua DAC com base em suas circunstâncias.

Quais são os riscos da angioplastia

Possíveis riscos ligados à angioplastia, colocação de stent, aterectomia e procedimentos relacionados incluem:

  • Sangramento no local onde o cateter é colocado no corpo (geralmente na virilha, punho ou braço)
  • Coágulo de sangue ou dano ao vaso sanguíneo do cateter
  • Coágulo de sangue dentro do vaso sanguíneo tratado
  • Infecção no local de inserção do cateter
  • Ritmos cardíacos anormais
  • Ataque cardíaco
  • Derrame
  • Dor ou desconforto no peito
  • Ruptura da artéria coronária ou fechamento completo da artéria coronária, necessitando de cirurgia de coração aberto
  • Reação alérgica ao corante de contraste usado
  • Danos nos enxague do corante de contraste

Você pode perguntar à sua equipe de saúde sobre a quantidade de radiação usada durante o procedimento e os riscos relacionados à sua situação específica. É uma boa ideia manter um registro de sua exposição à radiação, como exames anteriores e outros tipos de raios-X, para que você possa informar sua equipe de saúde. Os riscos ligados à exposição à radiação podem estar relacionados ao número total de raios X ou tratamentos por um período longo.

Para algumas pessoas, ter que ficar parado na mesa de procedimento durante a duração do procedimento pode causar algum desconforto ou dor.

Pode haver outros riscos, de sua condição de saúde. Discute quaisquer preocupações com sua equipe de saúde antes do procedimento.

Seu médico pode ter outras instruções para você. Quer saber mais sobre os tratamentos para varizes ? Acesse https://angio.com.br. Um curativo será colocado no local.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como me preparar para uma angioplastia

  • Sua equipe de saúdeá o procedimento para você e você poderá fazer perguntas.
  • Você será solicitado a assinar um formulário de consentimento que dá sua permissão para o procedimento. Leia o formulário com atenção e perguntas se algo não estiver claro.
  • Informe a sua equipe se você já teve uma reação de qualquer corante de contraste ou se é alérgico ao iodo.
  • Informe a sua equipe de saúde se você é sensível ou alérgico a medicamento, látex, fita adesiva e anestesia local ou geral.
  • Siga todas as instruções que lhe são dadas para não comer ou beber antes da cirurgia.
  • Informe a sua equipe de saúde se estiver grávida ou achar que pode estar. A exposição à transmissão durante a gravidez pode levar a filhos filhos.
  • Informe a sua equipe de saúde se você tiver piercing no peito ou na barriga (abdômen).
  • Informe sua equipe de saúde sobre todos os medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas, ervas e suplementos que você está tomando.
  • Informe a sua equipe de saúde se tiver histórico de distúrbios hemorrágicos ou se estiver tomando algum medicamento para afinar o sangue (anticoagulante ou antiplaquetário), aspirina ou outros medicamentos que afetem a coagulação do sangue. Você pode precisar interromper alguns desses medicamentos antes do procedimento. Mas para procedimentos de um podegioplastia planejados, seu médico querer continuar tomando aspirina e medicamentos antiplaquetários, então não deixe de perguntar.
  • Seu médico pode solicitar um exame de sangue antes do procedimento para descobrir quanto tempo leva para o sangue coagular. Outros exames de sangue também podem ser feitos.
  • Informe sua equipe de saúde se você tiver um marca-passo ou outro dispositivo implantado.
  • Você pode um sedativo antes do procedimento para ajudar-lo a relaxar.
  • Com base em sua condição de saúde, seu médico pode lhe dar outras instruções sobre como se preparar.

Fonte: https://angio.com.br/varizes/tratamento-de-varizes-a-laser